O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA, através do Núcleo de Pós-Graduação e Extensão – NUPEX em parceria com o Governo do Estado através da Secretária do Estado de Rondônia – SESAU, realizaram a aula inaugural neste último sábado, 12/11, onde reuniu profissionais farmacêuticos da capital e estados vizinhos.
Considerando a Política Nacional de Medicamentos, a Política Nacional de Assistência Farmacêutica, a Proposta de Consenso em Atenção Farmacêutica, e as Resoluções do Conselho Federal de Farmácia, que aprovaram a regulamentação das atividades clínicas do farmacêutico e a prescrição farmacêutica, se faz necessário que o farmacêutico seja um profissional com forte direcionamento para as ações clínicas e tenha suas atividades voltadas para o paciente, favorecendo a Atenção Farmacêutica e a Farmácia Clínica no Brasil.
De acordo com a coordenadora do curso de Pós-Graduação, Margareth Lima, a graduação tem como proposta formar o especialista em farmácia clínica oferecendo disciplinas relacionadas aos princípios da farmácia clínica, legislação, farmacologia e farmacocinética clínica. “Nestas disciplinas o profissional terá a oportunidade de aprimorar e ampliar a sua atuação, o que será atestado pelo título de especialista que será conquistado ao final do curso ao conduzir sua monografia que será desenvolvida como Trabalho de Conclusão de Curso, isto porque a monografia deverá ser realizada dentro da área”, destaca a coordenadora.
O curso de Pós-Graduação Lato Sensu, qualificará o profissional para atuar em áreas de Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica, oferecendo conhecimentos e habilidades plenas para o desenvolvimento de ações com foco no usuário do medicamento, para que alcance os resultados positivos dos medicamentos. Poderá atuar em empresas privadas e órgãos públicos, no âmbito da farmácia e drogaria, farmácia hospitalar, unidades básicas de saúde, serviços de atendimento ao consumidor de indústrias farmacêuticas, em programas de farmacovigilância, em programas de desenvolvimento de medicamentos genéricos, em programas de monitoração terapêutica em hospitais e laboratórios de análises clínicas, além de programas de segmento de pacientes.
A formação tem ainda como foco, desenvolver competências para a atuação do profissional farmacêutico em equipes multidisciplinares de saúde, trazendo diversos benefícios, como a redução dos índices de erros de medicação, de doenças secundárias, de interações medicamentosas e alimentares, além do aumento da adesão ao medicamento.
O diretor da FIMCA, Dr. Aparício Carvalho, esteve presente dando boas-vindas aos profissionais e comemorando a parceria com o Governo do Estado. “Essa parceria tem o objetivo de dar mais conhecimento e fazer a atualização dos nossos profissionais e pessoas ligadas a área da saúde e ao governo do Estado de Rondônia, não só daqui da cidade de Porto Velho, mas de todo o Estado, então uma parceria como essa na realidade vem somar a todos os esforços, não só do governo, mas como da própria FIMCA e Faculdade Metropolitana em dar maiores conhecimentos e atualização aos nossos profissionais, e através de parcerias como essa possamos melhorar quantitativamente a qualidade do setor saúde no Estado, esse é o caminho, não se faz nada em termos de crescimento se não estiver ligado a academia. A atualização na área farmacêutica é algo muito difícil e raro porque é uma especialidade interessante e importante, e nossos farmacêuticos não tem esse tipo de atualização no estado e através da academia nós estamos levando esse conhecimento e atualização para que esses profissionais possam exercer a sua profissão e suas atividades com maior conhecimento, habilidades e somando as novas tecnologias dos avanços na área farmacêutica”.
Confira as fotos