O Curso de Agronomia da FIMCA, Faculdades Integradas Aparício Carvalho, realizou na noite de quinta-feira, 20/10, a abertura da VI Semana de Agronomia, neste ano com o tema “CENÁRIO E OPORTUNIDADES PARA O PROFISSIONAL AGRÔNOMO DO SÉCULO XXI”.
O evento teve por objetivo promover maior integração entre os membros da comunidade acadêmica, assim como para além da academia, expandindo dessa forma o olhar crítico dos atores envolvidos nas ciências agrárias, oportunizando a pesquisa e proporcionando assim aos acadêmicos de Agronomia e de outras áreas relacionadas às Ciências Agrárias como: Zootecnia, Medicina Veterinária, Ciências Biológicas e outros, bem como a estudantes de outras instituições de ensino superior, um espaço de vivência, de reflexão e compreensão da atual realidade agrícola do estado de Rondônia e do País, visando promover discussões dos temas propostos na Semana Acadêmica.
A primeira palestra na abertura da VI Semana de Agronomia da FIMCA foi do Meteorologista do SIPAM (Sistema de Proteção da Amazônia), Me. Marcelo Gama, com o tema: Os impactos das mudanças climáticas para a agricultura, a segunda palestra da noite foi com Engenheiro Agrônomo do CREA/RO, Palestrante Gesson Magalhães, com o tema: Ética Profissional, e encerrando a noite de palestras o Professor da Instituição, Renato Santos, ministrou sobre: Empreendedorismo na Amazônia.
O acadêmico do 7º período de Agronomia, Thiago Campos, fala da expectativa do evento. “Nossa expectativa é que todos participem e possam absorver as palestras e os cursos que foram escolhidos com muito carinho, teremos cursos em laboratório, extensão rural também, fazendo da nossa semana de Agronomia completa. A Faculdade nós da todo suporte e nossa estrutura não deixa nada a desejar”.
O Primeiro Palestrante, Marcelo Gama, comenta sobre o tema, (Os impactos das mudanças climáticas para a agricultura). “O tema é bastante importante, tendo em vista que hoje esse tema é muito discutido na mídia, com todas essas controvérsias que existem, um tema que é polêmico, e eu vou tentar mostrar para esses acadêmicos essa transformação e os trabalhos feitos em relação a essas mudanças climáticas para a agricultura em nível de Brasil”.
A Coordenadora do Curso de Agronomia, Bárbara Esteves, abriu o evento agradecendo a oportunidade de poder realizar a VI Semana de Agronomia e contar com parceiros como, SEMA/SEMAGRIC, EMATER, UNIR, CREA-RO E FIMCA. “Nossa expectativa é que os acadêmicos aprendam muito, e com isso consigam evoluir cada vez mais na profissão que almejam, teremos nos outros dias de evento, atividades diversas, como: Palestras, mini cursos dentre outros. A Semana de Agronomia é muito importante para nós e principalmente para os acadêmicos, pois é uma forma de estarmos nos atualizando e complementando sempre com informações novas que vão chegando, trazendo novidades científicas , novidades no mundo do agronegócio e isso é essencial para formação dos acadêmicos”.
A primeira noite de evento foi encerrada com um coquetel e vai até sábado, 22/10, quando será realizado o último mini curso que abordará o Manejo e Adubação da Lavoura Cafeeira, com o palestrante Engenheiro Agrônomo, Rodrigo da Silva Ribeiro da SEMAGRIC.
Confira algumas fotos