A coordenação do Curso de Ciências Contábeis das Faculdades Integradas Aparício Carvalho (FIMCA), em parceria com SESCAP/RO e SINDAFISCO, realizou na noite desta terça-feira 04, o evento alusivo ao Dia do Contador, comemorado no dia 22 de setembro. A data foi escolhida por ser a mesma dedicada ao padroeiro da profissão, São Mateus, um apóstolo que antes de se dedicar à evangelização exercia a atividade de publicano (cobrador de rendimentos públicos, uma categoria de gente rica que arrematava em leilão o direito à cobrança dos impostos nas diversas províncias romanas).
O objetivo do evento foi promover um seminário direcionado para comunidade acadêmica e a sociedade, visando oferecer aos acadêmicos e profissionais de contabilidade e áreas afins a oportunidade de desenvolver a criatividade no segmento empresarial.
Na ocasião, os acadêmicos colocaram em prática os conhecimentos e as habilidades necessárias para a gestão de um pequeno negócio no que tange ao planejamento, organização, direção e controle das ações que foram discutidas no seminário, através de simulações do dia a dia de uma pequena empresa.
A programação teve início com o auditório lotado. A palestra foi ministrada pelo contador João Altair Caetano dos Santos, que abordou o tema “A profissão como fator de sucesso pessoal e profissional” em seguida o Auditor Fiscal de Tributos estaduais Tomas Giovane do Nascimento, abordou sobre “Tributos e Cidadania”. Como convidados estavam presentes: Eder Miranda – Presidente do SESCAP/RO, José Claudio Ferreira – Vice-presidente do SESCAP/RO, Alcides Marques de Souza – Diretor Financeiro do SESCAP/RO.
O auditor Tomas Giovane do Nascimento fala da importância do evento. “O objetivo dessa palestra é mostrar pros contadores e pra sociedade, a importância que tem o profissional contábil para administração tributária, hoje o código civil estabelece responsabilidade civil e nas leis criminais em relação a prudência que o contador tem que ter com a prestação de informações corretas”.
A acadêmica Cristiane Leiva, fala da satisfação em participar. “A gente fica muito feliz, organizar um evento desses não é fácil, e logo no início as inscrições já foram se esgotando, foi algo muito satisfatório pros organizadores e acadêmicos que se empenharam para o sucesso desse evento, e assim podemos saber mais de como funciona um escritório de contabilidade e ver como será a profissão após a nossa formação acadêmica”.
De acordo com o coordenador do Curso de Ciências Contábeis da FIMCA, professor João Marcos Machado, as palestras dirigidas aos acadêmicos são de grande importância para o futuro profissional. “O contador é um profissional que através do seu talento e dedicação busca sempre as melhores soluções para o crescimento das organizações. É por isso que ele deve estar sempre apto a adquirir conhecimento e, dessa forma, adequar-se as exigências do mercado”. Conforme a coordenador, o evento contribuiu não só para o aprendizado, mas também com o trabalho de ação social, onde nos próximos dias, 126 quilos de alimentos que foram arrecadados no ato da inscrição serão doados para APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).
Após o término das palestras, foi realizado sorteios de brindes, com diversas empresas convidadas pela professora do curso de Ciências Contábeis, Rosely Honorato e um coffee-break foi oferecido aos participantes, professores e convidados.