logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

ACADÊMICOS DE PSICOLOGIA CRIAM PROJETO CONTADO A MINHA HISTÓRIA

26/09/2016 às 09h21min

O Grupo de pesquisa Laços – Psicanálise, Contemporaneidade e Cultura do curso de Psicologia da FIMCA em parceria com o Serviço de Acolhimento Institucional da Secretaria Municipal de Assistência Social de Porto Velho criou o Projeto Contanto a minha história, o qual foi inspirado e segue a metodologia de trabalho do Programa Fazendo minha história do Instituto Fazendo História.

Este projeto possui como principal objetivo proporcionar formas de expressão para que as crianças e adolescentes acolhidos institucionalmente possam contar, conhecer e se apropriar de suas narrativas e histórias de vida.

Por meio do Contando minha história, o qual no momento é executado por discentes do curso de psicologia da FIMCA, é promovida a construção do vínculo afetivo entre a criança ou adolescente e um voluntário/ estagiário.

Os encontros ocorrem semanalmente, por aproximadamente duas horas, tendo duração mínima de um ano, no qual serão lidas histórias e construído o álbum da trajetória da vida de crianças e adolescentes acolhidos.

Além dos ganhos afetivos dessa relação, entre criança/adolescente e voluntário/estagiário, a leitura serve como um instrumento que possibilita às crianças e adolescentes explorarem experiências e vivências, construírem e fortalecerem vínculos, bem como incentiva a construção do álbum de histórias, o qual terá relatos, fotos, desenhos, depoimentos, dentre outras criações. Essa história acompanhará a criança/ adolescente.

Para que possamos dar continuidade a esse projeto, a equipe de voluntários necessita de alguns materiais específicos. Além disso, como os encontros são mediados por leituras, estamos desenvolvendo ações para montarmos uma biblioteca em cada unidade de acolhimento. Assim, cada criança e adolescente poderá sempre ter acesso a estórias que possam auxiliar no registro de suas histórias de vida.

O que são unidades de acolhimento?

São serviços destinados ao acolhimento de crianças e adolescentes que, por medida judicial protetiva de caráter provisório e excepcional, encontram-se temporariamente afastados de suas famílias e/ ou comunidades.

Quais são as unidades de acolhimento do município de Porto Velho?

Como o projeto está iniciando sua caminhada, no momento, a ação do voluntário/ estagiário se estende às quatro unidades de acolhimento, que estão sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS: Casa Moradia, Casa Juventude, Lar do Bebê e Cosme Damião.

Como posso ajudar?

A comunidade poderá auxiliar na continuidade da execução do projeto por meio de doações de livros com histórias infanto-juvenis, que comporão as bibliotecas das unidades de acolhimento das unidades.

Os livros poderão ser entregues em horário comercial, das 8h as 12 e das 14h as 18h, aos cuidados da equipe técnica do Serviço de Acolhimento Institucional no Centro de Referência Especializado de Assistência, localizado à Rua Geraldo Ferreira (antiga rua 5), nº 135, bairro Agenor de Carvalho, Telefone 69 31093233 ou na Clínica Escola de Psicologia da FIMCA, localizada à rua Araras, nº 241, bairro Jardim Eldorado, Telefone 69 32178927.

Eu posso me tornar um voluntário?

A equipe que está coordenando o projeto planeja abrir a possibilidade de que pessoas da comunidade possam se tornar voluntários em breve. Por enquanto, estamos amadurecendo e qualificando nossos atuais voluntários/ estagiários para que estes possam futuramente transmitir as experiências e vivências a outras pessoas que desejem fazer parte do Contando a minha história.

Deixe o Seu Comentário

Publicações relacionadas