O Grupo de Pesquisa Laços: Psicanálise, Contemporaneidade e Cultura do Curso de Psicologia da FIMCA iniciou no primeiro semestre do corrente ano, por meio da turma do 7º período do curso de Psicologia, no Centro de Extensão Comunitário Zona Leste.
O projeto Envelhe(Ser) na Comunidade, o qual tem como principal objetivo ampliar a escuta clínica, para além do consultório, de idosos e idosas. A construção de um espaço coletivo de fala e escuta, orientado pelo referencial teórico psicanalítico, surge como uma possibilidade para que estes sujeitos possam narrar suas histórias de vida, marcadas pela linguagem, e de (re)significar o possível mal-estar proveniente do envelhecimento, que se inscreve no corpo e no cenário social.
O trabalho traz ainda consigo a perspectiva de criação de instrumentos, ferramentas de atuação do profissional de psicologia, orientado pela psicanálise, que extravasam o modelo clínico tradicional. O referido projeto terá continuidade este semestre.
Outra atividade que está em andamento do Grupo Laços refere-se ao Projeto Contanto a minha história, o qual possui como principal objetivo desenvolver atividades em grupos com crianças e adolescentes acolhidos institucionalmente, visando o registro de suas histórias de vida e principalmente do período que permaneceram acolhidas. Este trabalho propõe uma alternativa de trabalho que almeja possibilitar construir espaços em que as crianças e adolescentes sejam autores ativos de suas narrativas e histórias.
A iniciativa de elaborar e aplicar esse projeto, além de auxiliar no cumprimento de um dos objetivos do acolhimento institucional, que se refere ao registro das histórias de vida das crianças e adolescentes acolhidos, tem o intuito de proporcionar aos acadêmicos do curso de psicologia a integralização dos conhecimentos teóricos às atividades práticas, além do aprofundamento de estudos relacionados às políticas públicas voltadas para área da criança e do adolescente.
Sobre o Grupo Laços
O Grupo de Pesquisa Laços: Psicanálise, Contemporaneidade e Cultura almeja proporcionar discussões e desenvolver pesquisas que contribuam para compreensão da constituição do sujeito em suas relações com os fenômenos sócio-culturais e políticos, analisando sua interação com grupos e instituições. Propõe discutir a aplicabilidade da psicanálise em extensão em contextos que extravasam o setting clínico, convidando a pensar o sujeito contemporâneo e os laços sociais que este constitui.
Objetiva ainda apresentar e discutir as possíveis contribuições da psicanálise para compreensão da fragilidade dos laços sociais, desamparo psíquico e fenômenos sociais como violência, gênero, desigualdades sociais.
Atualmente o grupo é coordenado pelo Professor Me. Halanderson Pereira, docente do curso de Psicologia.
Para maiores informações sobre as atividades do grupo, os interessados poderão contatar seus componentes pelo e-mail:grupoenlacespsi@gmail.com.