A Bióloga Marcela Velludo, pesquisadora da área ambiental da UHE Santo Antônio energia, formada na Universidade Federal de São Carlos, interior de São Paulo, mestrada em Ecologia e Recursos naturais e Doutorada em Ciências com ênfase em Ecologia, respondeu questionamentos após os acadêmicos assistirem ao documentário “ Expedição” – 2 de Dezembro no auditório da FIMCA (Faculdades Integradas Aparício Carvalho), tendo como público os graduandos dos cursos de Medicina Veterinária, Agronomia e Zootecnia.
O assunto foi a ictiofauna, que é o estudo ao conjunto das espécies de peixes que existem numa determinada região biogeográfica.
Marcela destacou que o programa de conservação da Ictiofauna começou com o plano básico ambiental para direcionar as ações de conservação da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio. Um monitoramento é realizado com pesquisas cientificas com coletas sistematizadas onde podem comparar os dados do pré e pós-enchimento do reservatório da usina. Pesquisas que iniciaram em 2009, ainda continuam com o monitoramento dos peixes enquanto a usina estiver operando.
O documentário foi produzido por Lilian Campana, jornalista da Santo Antônio energia, onde relata que a ideia surgiu em um bate papo, com o propósito de mostrar para acadêmicos o trabalho que é desenvolvido com programas ambientais, e suas descobertas. E fala com alegria da sua experiência “foram 12 dias no barco e foi uma experiência assim pessoalmente muito engrandecedora, impagável mesmo, foi bem emocionante, a gente volta uma pessoa muito mais madura, revendo muitos conceitos da vida que às vezes simplicidade é o grande lance”.
Formada no início do ano em Zootecnia, Cássia Caroline Souza Saraiva, prestigiou o evento, destacando sua importância.
Segundo a coordenadora, Liana Vilela, o tema central contribuiu para que pudesse ser ofertado aos graduandos conhecimentos mais amplo com relação ao processo de monitoramento da Ictiofauna.