Com o objetivo de promover o desenvolvimento da saúde mental e contribuir para qualidade de relacionamento pessoal, os acadêmicos de Medicina através do Comitê Fimca da IFMSA Brazil (International Federation of Medical Students Associations), realizaram na quadra da vila olímpica um dia descontraído. Brincadeiras, degustações, cartazes com frases motivacionais e muito bate papo foram as atividades. A preocupação é assegurar o bom desempenho acadêmico no sentido de mediar dificuldades que interfiram nas relações interpessoais.
De acordo com a Presidente do comitê Luana Caroline Gonçalves Barbosa, diversas ações em redes sociais com a #NAOEFRESCURA e vários questionamentos foram respondidos pelos acadêmicos sobre o assunto trabalhado. “Esse trabalho foi feito para sabermos o que causava mais ansiedade, o que deixava os alunos mais depressivos ou nervosos no nosso ambiente e depois do questionário que foi feito com perguntas como quanto tempo eles passam aqui e qual a relação desse tempo de estudo com o lazer, chegamos na conclusão que um dia feliz seria ótimo pra aproveitar melhor o que temos de si".
Aline Ribeiro aluna do 3º ano de Medicina aprovou a ideia e ressaltou a importância do evento. “A ação foi muito importante pra conscientizar o aluno de medicina que ele também tem que cuidar da sua saúde, principalmente da saúde mental. Hoje um dos maiores casos de suicídio é dentro da área médica. Desde o princípio temos que buscar esse equilíbrio e entender que temos que nos cuidar para cuidar das outras pessoas. Levantar essa bandeira e integrar as várias turmas de medicina da FIMCA foi essencial”.