A Semana de Enfermagem da FIMCA (Faculdades Integradas Aparício Carvalho) obteve sucesso, principalmente pelos temas abordados e pelo envolvimento dos graduandos nas atividades. A avaliação é da coordenadora do curso de Enfermagem, professora Bianca Espíndola, destacando que a escolha pelos temas ministrados foi determinada pela importância dos assuntos complementares direcionados aos graduandos.
Tendo como tema central “Sistematização da Assistência de Enfermagem: Expectativa X Realidade”, a Semana de Enfermagem teve como proposta promover a integração e a atualização dos graduandos da área de saúde, por meio de palestras, mesas redondas, cursos, testes rápidos (hepatite B e C, sífilis e HIV), exposição de livros de saúde e vacinação.
A proposta leva em conta que sistematizar a assistência de enfermagem é, antes de tudo, oferecer ao paciente uma assistência de enfermagem determinada em lei, que possa garantir a biossegurança e a continuidade do cuidado nos três níveis de atenção à saúde, ou seja, primário, secundário e terciário.
Segundo a coordenadora Bianca Espíndola, o processo de enfermagem possibilita ao enfermeiro organizar, planejar e estruturar a ordem e a direção do cuidado, constituindo-se no instrumento metodológico da profissão, e o tema central contribuiu para que pudesse ser ofertado aos graduandos conhecimentos mais amplos com relação ao processo de sistematização da enfermagem.