Depoimentos e experiências compartilhadas marcaram o workshop realizado pelo Curso de Ciências Biológicas da FIMCA (Faculdades Integradas Aparício Carvalho). Destacando “O profissional biólogo” como tema central, o workshop proporcionou aos graduandos presentes ao auditório do campus universitário a oportunidade de conhecer um pouco das experiências universitárias e profissionais de biólogos, que se dispuseram contribuir para ampliar os conhecimentos dos graduandos.
Em vídeos apresentados durante o workshop, os biólogos João Paulo Araújo, que faz doutorado na Universidade Penn State (USA), e Thelma dos Santos Valverde Iasbeck, Diretora e Responsável Técnica da Empresa de Consultoria Ambiental Biokratos, de Juiz de Fora/MG, falaram um pouco sobre suas trajetórias profissionais. João Paulo Araújo disse que desde cedo optou pela área de fungos e patogênicos e que, na Pensylvania, onde se prepara para o doutorado, tem realizado pesquisas nessas áreas. “É preciso gostar do que se faz, por isso mesmo vocês devem analisar muito bem os campos de atuação e definir o foco em sua formação”, recomendou.
Thelma Iasbeck, por seu lado, informou aos graduandos que participaram do workshop que desde o começo teve interesse em basear os estudos nas questões ambientais, especialmente na área de resíduos, dentro de um contexto macro. Tanto que o seu TCC foi baseado na reciclagem de lixo, enfatizando o papel dos catadores e usinas de compostagem de lixo. De estagiária, Thelma ascendeu profissionalmente na Biokratos e hoje é diretora e responsável técnica da empresa. Ela se prontificou a colaborar com os graduandos, dentro do que for possível, colocando a empresa ao dispor para estágios em períodos de férias.
A coordenadora do curso de Ciências Biológicas, Profa. Dra. Abiah Nery, informou sobre o trabalho do CRBio 6 (Conselho Regional de Biologia – 6ª Região), especialmente quanto às ações de fiscalização da atuação do profissional biólogo, além dos projetos de extensão em andamento, direcionados ao setor ambiental, destacando a reciclagem do lixo doméstico e do óleo vegetal. “Os projetos de extensão também proporcionam a expansão dos relacionamentos dos graduandos com a sociedade, permitindo que se apresentem como futuros profissionais”, disse a coordenadora.