Cirurgia reparatória em paciente oncológico foi tema abordado nesta noite pelo médico veterinário Magno Michel Gomes como parte do I Ciclo de Palestras do Curso de Medicina Veterinária. Ele alertou sobre cuidados que se deve ter em procedimentos cirúrgicos em animais oncológicos, principalmente quanto à importância do planejamento no processo que precede a cirurgia.
De acordo com Magno Michel Gomes, a cirurgia deve ser feita com base em planejamento, especialmente com o respaldo de exames minuciosos para o quadro clínico do paciente possa ser bem analisado. Em sua palestra, Magno Michel Gomes também observou a importância de o nódulo ser muito bem analisado para definir que tipo de cirurgia o animal precisa ser submetido. Além disso, conforme o médico veterinário, é fundamental aplicar tratamento adjuvante para melhorar o controle da doença local, invasiva e metástase.
O tema também incluiu princípios básicos da cirurgia reconstrutiva, com orientações quanto à avaliação dos sintomas que possam comprometer a situação do paciente. “Tudo deve constar do planejamento, incluindo análises das linhas de tensão e os métodos que podem ser utilizados para minimizar os impactos da tensão, tendo em vista que a tensão excessiva gera sérios problemas no processo cirúrgico”, assinalou Magno Michel Gomes.