O I Simfineuro (Simpósio de Fisioterapia Neurofuncional) alcançou o sucesso almejado, conforme destacou a professora Daniela Guimarães, coordenadora do curso de Fisioterapia. O evento foi realizado no auditório do campus universitário da FIMCA (Faculdades Integradas Aparício Carvalho) e reuniu graduandos dos cursos de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Psicologia e Fonoaudiologia em atividades de grande relevância para as áreas envolvidas. O Simpósio destacou “Desvendando os mistérios da reabilitação neurológica” como tema central, objetivando incentivar a participação acadêmica em eventos científicos, estimulando o graduando a caminhar com autonomia desde agora, conforme salientou a coordenadora Daniela Guimarães.
O Simpósio foi aberto com apresentação teatral sobre ética profissional, envolvendo os graduandos, seguindo-se workshop sobre a utilização de próteses e órteses na neurofuncional (Dra. Vanessa Oliveira-Terapeuta Ocupacional), palestra sobre Atuação da Terapia Ocupacional nas disfunções neurofuncionais: adulto e infantil (Dra. Rejane Diniz-Terapeuta Ocupacional), palestra sobre Paralisia cerebral: atualidades no tratamento clínico (Dr. Marcos Antônio Suassuna-Neurologista), palestra sobre Cuidado humanizado na assistência funcional de pacientes neurológicos (Dra. Regina Vasconcelos-Fisioterapeuta), palestra sobre Interação sensorial: um novo conceito em reabilitação adulto e infantil (Dr. Gustavo Tavares-Fisioterapeuta) e palestra sobre Código de ética profissional aplicado à assistência terapêutica de pacientes neurológicos (Dr. Charles Santos-Fisioterapeuta).
Para a coordenadora do curso de Terapia Ocupacional, professora Vanessa Oliveira, o Simpósio proporcionou aos graduandos a oportunidade de uma visão integrada sobre o mesmo tema, possibilitando um olhar mais humano sobre as outras pessoas. “Contribuiu para agregar valores e conhecimentos para que os graduandos pudessem assimilar a importância do trabalho em equipe em benefício do paciente”, acrescentou a professora Vanessa Oliveira. O fator interdisciplinaridade foi destacado pela professora Tatiana Lopes, coordenadora do curso de Fonoaudiologia. Segundo ela, o tema central do Simpósio é de grande relevância também para a fonoaudiologia e contribuiu para ampliar os conhecimentos dos graduandos sob esse aspecto.