O profissional da área de terapia familiar é atualmente um dos mais requisitados no mercado de trabalho, conforme estudo realizado pela revista Forbes dos Estados Unidos destacando as carreiras mais promissoras. No Brasil não é diferente seja pelas dificuldades atuais nos relacionamentos familiares ou na necessidade de auxílio. Segundo o Guia do Estudante, o número de profissionais formados em Terapia Ocupacional que exercem a profissão está abaixo das necessidades do país, tendo em vista que todas as regiões têm uma grande demanda por esse profissional.
A Terapia Ocupacional é uma profissão da área da saúde, com forte inserção nas áreas social e da educação porque busca desenvolvimento, tratamento e reabilitação de pessoas de qualquer faixa etária com o desempenho ou o fator convivência afetados por problemas motores, cognitivos, emocionais e de inserção social. Um dos traços da profissão é a utilização das diferentes propriedades presentes nas atividades humanas como recurso terapêutico para desenvolver, restaurar ou ampliar as capacidades funcionais das pessoas. O objetivo de sua ação é encontrar meios para que as pessoas alcancem sua autonomia, independência e utilizem ao máximo suas potencialidades.
Em Porto Velho, a FIMCA (Faculdades Integradas Aparício Carvalho) oferece, desde 2009, o curso de graduação bacharelado em Terapia Ocupacional, com duração de quatro anos, único no estado, que objetiva suprir o mercado local e regional de profissionais qualificados e generalistas, com visão dos atuais problemas brasileiros e participantes das mudanças, exercendo a condição de cidadãos conscientes. O profissional formado em Terapia Ocupacional pode trabalhar com todas as faixas etárias, desde recém-nascidos até idosos, visando sempre à prevenção e a recuperação de disfunções.
Faça-nos uma visita e conheça mais sobre o nosso curso de Terapia Ocupacional.