A FIMCA (Faculdades Integradas Aparício Carvalho) participa de campanha internacional de conscientização sobre o ruído que será realizada em todo o país nesta quarta-feira, dia 27, com o objetivo de mostrar a toda população brasileira a importância da atenção constante aos efeitos da exposição aos ruídos excessivos. Em Porto Velho, a campanha estará concentrada na Escola Municipal Pedro Tavares Batalha, localizada no bairro Aponiã, zona Norte da capital. A abertura está prevista para as 9h e, segundo a professora Tatiana Lopes, coordenadora do curso de Fonoaudiologia da FIMCA, será realizada triagem auditiva nos escolares da 1ª série do ensino fundamental, objetivando prevenir problemas auditivos.
A campanha internacional de conscientização sobre o ruído também marca o início de campanha permanente de saúde auditiva do Governo de Rondônia que atenderá os alunos da 1ª série do ensino fundamental. Durante todo o ano de 2016 serão desenvolvidas atividades preventivas nas escolas e o curso de Fonoaudiologia da FIMCA atuará como parceira dessa campanha, mobilizando professores e graduandos.
A iniciativa leva em conta que as dificuldades de aprendizagem podem ter como fator causal alterações auditivas e que as triagens auditivas se constituem em ferramentas importantes para a prevenção ou a detecção precoce de crianças com alterações para que possam ser encaminhadas para avaliação audiológica e assistência médica. A campanha é uma realização da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), com o apoio da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).