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DIRETRIZES CURRICULARES DOS ARQUITETOS E URBANISTAS SÃO TEMAS DE CICLO DE PALESTRAS NA FIMCA

22/04/2016 às 13h47min

As diretrizes curriculares nacionais dos profissionais arquitetos e urbanistas foram destacadas em ciclo de palestras realizado no auditório do campus universitário da FIMCA (Faculdades Integradas Aparício Carvalho), numa iniciativa da Coordenação do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Instituição. O ciclo de palestras reuniu os professores Antônio Lopes Balau Filho, Cláudio Roberto Pereira, Jane Kelly Almeida e Francine Weber. O professor Balau Filho disse aos graduandos que a curiosidade é um fator importante no processo de aprendizagem porque desperta a criatividade.

Em sua palestra, Balau Filho fez questão de enfatizar que os profissionais arquitetos e urbanistas trabalham em prol da sociedade e precisam entender que o relacionamento com a comunidade é essencial, tendo em vista que são responsáveis pelo atendimento e elaboração de projetos arquitetônicos e urbanistas. “Sejam curiosos, realizem pesquisas e procurem aprender todos os dias. Aprofundem-se no conhecimento da profissão para que sejam arquitetos e urbanistas de referência no mercado”, acrescentou o docente.

O ciclo de palestras enfatizou que os profissionais arquitetos e urbanistas precisam compreender como as pessoas vivem no contexto urbano, a fim de que possam criar projetos que realmente atendam às necessidades da comunidade. “A formação profissional começa agora na graduação, por isso é fundamental que se mantenham inteirado sobre o que acontece no segmento da arquitetura”, orientou o professor Antônio Balau Filho, acrescentando que todo profissional deve antecipar-se aos avanços em sua área para que possam atuar na vanguarda.

A cultura e arte do ponto de vista ético e cidadão também foram evidenciados pelas professoras Jane Kelly Almeida e Francice Weber. As docentes enfatizaram a necessidade de abandonar o hábito de apenas estudar apenas na véspera de provas, orientando que os estudos devem ser contínuos para seja possível aprender e não apenas obter a nota suficiente para a aprovação. Segundo o coordenador Cláudio Roberto Pereira, o ciclo de palestras reuniu graduandos do 5º ao 8º períodos com a proposta de informar a respeito dos fundamentos das ações que norteiam o sistema de avaliação do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), a fim de que os graduandos estejam preparados para o processo de avaliação nacional.

 

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