Sexualidade e a Psicologia Escolar é o tema predominante dos debates desta noite da IV Semana de Psicologia das Faculdades Integradas Aparício Carvalho (FIMCA). O assunto está sendo abordado em mesa redonda no auditório do campus universitário pelos professores Pedro Vasconcelos, Iracema Tada e Pâmela Moreno, tendo como mediadora a professora Diana Arcanjo. De acordo com o docente Pedro Vasconcelos, os debates envolvem disciplinas que são ministradas no curso de Psicologia, contribuindo para a formação dos novos psicólogos.
Conforme observação feita pelo professor Pedro Vasconcelos, a psicologia escolar “não é muito prestigiada no contexto geral da Psicologia, apesar de ser fundamental, principalmente quanto ao aspecto da educação sexual”. Os psicólogos educacionais desenvolvem o seu trabalho em conjunto com os educadores de forma a tornar o processo de aprendizagem mais efetivo e significativo para o educando, principalmente no que diz respeito à motivação e às dificuldades de aprendizagem. Mas também focam a sua atuação no desenvolvimento das capacidades e necessidades das crianças com dificuldades de aprendizagem, como no caso de hiperatividade, e no caso de problemas emocionais ou problemas comportamentais.
A IV Semana de Psicologia da FIMCA destaca o tema central “Sexualidade, diversidade sexual, gênero e identidades de gênero: modos de subjetivação na contemporaneidade”, com o objetivo de fomentar discussões sobre a pluralidade da vivência da sexualidade e das questões de gênero, pontuando a relevância política, jurídica e ética na formação de uma sociedade democrática e plural. O evento visa ainda estimular discussões sobre o exercício da profissão e promover exposição científica de trabalhos na área da psicologia e políticas públicas que discutam a diversidade sexual e as questões de gênero.