logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

DOCENTE DA FIMCA CONCLUI MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO

07/03/2016 às 12h32min

“Práticas de governança eletrônica dos municípios de Rondônia” foi o tema da Dissertação de Mestrado em Administração na Universidade Federal de Rondônia defendida pelo Professor João Marcos Machado de França, coordenador do curso de Ciências Contábeis das Faculdades Integradas Aparício Carvalho. O estudo teve como objetivo geral avaliar os índices de governança eletrônica dos municípios do estado de Rondônia, tendo em vista que as organizações operam em ambiente cada vez mais complexo, constantemente sujeitas aos diversos tipos de pressão, internas e externas.

O estudo aponta que as organizações públicas estão inseridas neste cenário, inclusive sendo cobradas cada vez mais frequentemente quanto aos melhores desempenhos resultantes de mecanismos de gestão eficientes acerca das obrigações que lhes competem. De acordo com o estudo, com a evolução do uso dos computadores e dos meios de comunicação foram elaborados novos modelos de relacionamento estado-sociedade, cada vez mais baseados nas novas tecnologias de informação e comunicação.

Conforme o estudo, essas tecnologias teriam, potencialmente, o objetivo de construir uma nova relação entre governo e cidadão, pressupondo-se que poderiam possibilitar uma administração pública mais eficiente, democrática e transparente. “É nesse contexto que surge a governança eletrônica, abrangendo a atuação dos cidadãos junto ao governo por meios eletrônicos, permitindo que a sociedade tenha liberdade de manifestação nas ações governamentais”, destaca João Marcos Machado de França, acrescentando que com o passar dos tempos os problemas sociais extrapolaram os limites da monocausalidade, dando origem a movimentos de pressão sobre o governo, por soluções que pudessem atender a demandas cada vez maiores.

As novas tecnologias mudaram a abordagem sobre gestão pública, configurando uma realidade onde cidadãos, empresas e demais organizações buscam acesso cada vez mais rápido e fácil ao governo, na expectativa de que suas necessidades sejam focadas pelos programas governamentais. Nesse sentido, alguns possíveis caminhos para melhorar a percepção geral quanto ao serviço público incluiriam novas formas de prestação de serviços e novos estilos de governança. O artigo de João Marcos Machado de França evidencia que essa prestação eletrônica de serviços igualmente envolve outros aspectos, como a governança eletrônica, interpretada como a união dos cidadãos, pessoas chaves e representantes legais para participarem das comunidades, junto ao governo, por meios eletrônicos. “A governança eletrônica não trata somente de disponibilizar serviços on-line e de uma administração pública mais eficiente. O canal aberto pelas TICs permite, potencialmente, um avanço muito maior na administração pública porque vislumbra o incremento da participação da sociedade na arena decisória e no controle das ações governamentais”, assinala o docente.

 

Deixe o Seu Comentário

Publicações relacionadas