Os graduandos do 1º ano do curso de medicina das Faculdades Integradas Aparício Carvalho (FIMCA) visitaram na tarde desta segunda-feira (1º de fevereiro) o Hospital de Base, acompanhados da diretora acadêmica Valdira Abreu Nina Lee de Sá, da coordenadora pedagógica Catarina Augusta Vaquer Araújo, do curso de medicina, e da professora Maria do Carmo Lacerda Nascimento, responsável pelas disciplinas de medicina preventiva, epidemiologia I e saúde coletiva.
No Hospital de Base, os graduandos foram recebidos pela diretora geral adjunta Joelma Sampaio, que os conduziu em visita a todos os setores do maior hospital do estado. “É importante que os graduandos tenham esse primeiro contato com o Hospital de Base para que possam conhecer o funcionamento de cada um dos setores, afinal de contas este é o local onde eles poderão trabalhar depois de formados”, disse Joelma Sampaio.
O graduando Antenor Gustavo Moura, sempre atento às informações prestadas pela diretora geral adjunta do HB, disse que o respaldo obtido durante a visita em muito contribuirá para o processo de ensino-aprendizagem do curso. “A visita mostrou uma realidade diferente e nos permitiu o contato com o ambiente que vivenciaremos daqui em diante”, acentuou. Nayane Tavares também destacou a importância de conhecer o hospital e o funcionamento de cada setor. “Quando estamos fora do hospital não temos noção do que acontece aqui e esta visita nos proporcionou a oportunidade de saber como funciona todo o complexo”, acrescentou.
A pedagoga Catarina Araújo informou que a visita dos graduandos do 1º ano do curso de medicina permitiu o contato direto com cada um dos setores do hospital e faz parte das metodologias ativas preconizadas pelo Ministério da Educação. “Os estudos serão realizados a partir da realidade e com base nas metodologias ativas e essa visita se constitui de importância fundamental porque mostra aos graduandos o ambiente hospitalar”, acentuou a coordenadora. Os graduandos também visitarão o Hospital Cosme e Damião, Hospital João Paulo Segundo e a Maternidade Municipal.