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CONSULTOR DESTACA O PAPEL DO PROFESSOR NA QUALIDADE DO ENSINO EM PALESTRA

28/01/2016 às 08h41min

“É fundamental que uma empresa que fornece produtos e serviços diferencie-se dos concorrentes para que possa tornar-se atrativa aos olhos dos clientes. E na área da educação não é diferente porque os clientes encontram muitas opções no mercado”, disse Cláudio Scavassa, consultor na área de gestão da qualidade, em palestra na Semana de Integração e Formação Pedagógica das Faculdades Fimca e Metropolitana.

Segundo Cláudio Scavassa, o segredo para uma empresa de sucesso no segmento educacional, levando em conta que os produtos e serviços são parecidos, está na qualidade, principalmente no atendimento às necessidades, expectativas e percepções de seus clientes (alunos). “O professor tem um papel fundamental em todo esse processo porque os alunos, além do conhecimento, também buscam agregar valores como pessoas”, assinalou.

De acordo com o consultor, a palavra fidelização já não mais existe, tendo em vista que o cliente tem o poder de decidir qual produto ou serviço deve comprar. “O cliente é fiel enquanto lhe interessa, por conta da variedade e diversidade de produtos e serviços existentes no mercado. O que agrega valores enquanto clientes e o que os faz sentir-se bem como pessoas são levados muito em conta no momento de ele se decidir pela compra”, observou.

Scavassa alertou que a postura inadequada das pessoas que trabalham para uma organização, aliada aos produtos e serviços de má qualidade, são fatores decisivos para perder clientes. “Atender bem deveria ser padrão, mas tem sido excepcionalidade. Aliás, o atendimento deveria ser o grande diferencial. Ora, se a diferença está no atendimento então por que não atender bem?”, questionou o palestrante.

Em sua palestra sobre a qualidade do ensino e o papel do professor, Cláudio Scavassa alertou, também, para o fato de que as empresas não conseguirão sobreviver se não tiverem diferenciais como pessoas, destacando que são as pessoas que fazem a diferença em uma empresa. “É perfeitamente possível fazer a diferença com pequenos detalhes, observando-se que conhecimento, dedicação, disciplina e humildade conduzem ao sucesso, ao passo que arrogância, prepotência, orgulho e egoísmo definem a queda de qualquer profissional ou de uma empresa”, complementou.

 

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