O vasto campo de estudos na graduação permite que, depois de formado, o biólogo siga caminhos diversos, conforme seu interesse. Da pesquisa com células-tronco ao trabalho ambiental, a carreira do biólogo é abrangente e promissora, em razão, especialmente, da crescente preocupação, em nível mundial, com o meio ambiente. A atuação desse profissional é ainda fundamental na descoberta de aplicações de organismos na medicina, no desenvolvimento de medicamentos e na indústria, em áreas de fabricação de bebidas e de alimentos.
O licenciado está apto a dar aulas de biologia no ensino médio e, no Fundamental, podendo atuar como educador ambiental ou docente de ciências. A enorme carência de professores de ciências nos ensinos Médio e Fundamental aquece o mercado para quem escolhe a licenciatura. Sua formação também permite desenvolver ações educativas em museus, unidades de conservação, ONGs, empresas e escolas. Nas secretarias de Educação, atua como consultor e elabora novas propostas para o ensino da disciplina.
Com pós-graduação, está habilitado a dar aulas no Ensino Superior. O biólogo estuda todas as formas de vida, macroscópica ou microscópica. Ele pesquisa a origem, a evolução, a estrutura e o funcionamento dos organismos. Analisa as relações entre os diversos seres e entre eles e o meio ambiente. Nas Faculdades Integradas Aparício Carvalho (FIMCA), em Porto Velho, o curso de graduação em Ciências Biológicas é um dos mais completos do estado e forma profissionais realmente preparados para um mercado que busca sempre a excelência.