A gastronomia é uma das profissões que mais ganharam status e espaço no Brasil nos últimos anos. Mas o profissional dessa área tem responsabilidades que vão muito além do modismo – muitas delas sem glamour nenhum. Nas Faculdades Integradas Aparício Carvalho, o curso de gastronomia (modalidade tecnólogo com duração de dois anos) prepara os seus graduandos para que sejam mais do que criadores de pratos com bela apresentação, mas habilita-os para atuar também como agente diferenciado no segmento turístico.
Além de acompanhar o dia a dia da cozinha, o profissional da gastronomia negocia com fornecedores e desenvolve estratégias de marketing, planeja cardápios, avaliando a disponibilidade de ingredientes e entendendo de bebidas. O campo de atuação é amplo: restaurantes, lanchonetes, bares, hotéis, bufês, hospitais e empresas de catering (que fornecem refeições para companhias aéreas ou eventos). Na FIMCA, o curso de tecnólogo em gastronomia prepara os seus graduandos para serem profissionais capacitados a desenvolver novas tecnologias, estimulando sua atuação crítica e criativa com uma visão ética e humanística em atendimento às demandas da área. O profissional formado em gastronomia pela FIMCA é habilitado a planejar, executar, avaliar e projetar o desenvolvimento gastronômico de acordo com as peculiaridades de cada localidade ou região.
A grade curricular do curso incluiu higiene e manipulação de alimentos, habilidades básicas de cozinha, elementos de nutrição, comunicação empresarial, relações interpessoais, identificação dos alimentos, cozinha italiana, cozinha diet e light, cozinha brasileira (norte e nordeste), cozinha brasileira (centro-sul), logística, cozinha mediterrânea, panificação, cozinha asiática, eventos gastronômicos, confeitaria, cozinha francesa, gestão de empreendimentos, cozinha e criatividade culinária, marketing em gastronomia, organização e planejamento de bebidas e projeto de empreendimento gastronômico.