As Faculdades Integradas Aparício Carvalho (FIMCA) marcam presença no XXII Seminário Nacional de Educação da Medicina Veterinária, que está sendo realizado em Brasília com o objetivo de discutir a avaliação e a gestão dos cursos em todo o país. A FIMCA está representada pela Professora Mestre Liana Villela de Gouvêa, Coordenadora do curso de Medicina Veterinária e do Hospital Veterinário da Instituição. “Serão três dias de aprendizado”, destaca a docente, salientando a importância dos temas em evidência no seminário.
O Seminário Nacional de Educação da Medicina Veterinária leva em conta que o Brasil é o país com o maior número médicos veterinários no mundo. Hoje, mais de 105 mil e duzentos profissionais estão em atuação nas diferentes áreas da Medicina Veterinária e a cada ano o mercado do trabalho recebe cinco mil novos profissionais e o número de Instituições de Ensino que oferecem a graduação não para de crescer. De acordo com o Ministério da Educação, existem mais de 230 cursos de Medicina Veterinária reconhecidos.
Diante desses dados, o seminário, que reúne especialistas de todo o país, debate temas que possam apontar novas metodologias para garantir a qualidade da formação dos futuros profissionais que vão atender a sociedade brasileira nas inúmeras áreas em que o médico veterinário está inserido. Essa é uma preocupação do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), que promove até quarta, dia 18, o XII Seminário Nacional de Educação da Medicina Veterinária. O tema principal deste ano é “A avaliação e a gestão na educação brasileira”, escolhido após a percepção de que a avaliação ainda não faz parte da rotina de todas as Instituições de Ensino.
O seminário envolve representantes do Ministério da Educação, médicos veterinários, coordenadores de curso, professores e estudantes, com a proposta de alinhar as informações e trocas de experiências entre os coordenadores de cursos e representantes de Instituições de Ensino Superior (IES), por meio de debates sobre a avaliação dos cursos, avaliação dos docentes e a acreditação dos cursos de Medicina Veterinária no Brasil.
Com informações da Assessoria do CFMV