O Curso de Fonoaudiologia da FIMCA (Faculdades Integradas Aparício Carvalho) realiza neste sábado, dia 31, o I Encontro Interdisciplinar sobre Autismo, cujas atividades serão desenvolvidas durante todo o dia no auditório do campus universitário. Coordenado pela Professora Jéssica Iara Paraguassú, o Encontro é direcionado aos graduandos e profissionais das áreas de fonoaudiologia, psicologia e terapia ocupacional. Segundo a docente, o fonoaudiólogo, como profissional da saúde, precisa entender todos os aspectos que abrangem a interdisciplinaridade para atuar segundo as novas diretrizes curriculares preconizadas pelos Ministérios da Saúde e da Educação.
O Encontro Interdisciplinar será aberto às 8h com palestra sobre “Inclusão e Autismo: Pensando na mediação escolar”, ministrada pela Terapeuta Ocupacional Mariana Ribela Marconi. Outras duas palestras sobre “Autismo na Infância: considerações sobre desenvolvimento e relações familiares”, com a Psicóloga Diana Campos Fontes Arcanjo, e sobre “A Importância da Integração Sensorial em TEA”, com a Fonoaudióloga Flávia Évely Ribeiro, também fazem parte da programação do Encontro, que será finalizado com Mesa Redonda: Estudo de Caso envolvendo pais de crianças autistas.
A Professora Jéssica Iara Paraguassú destaca que a complexidade do objeto saúde/doença não possibilita uma visão de exclusividade disciplinar. “Somente categorias interdisciplinares de investigação, com produções coletivas, encontros e eventos interdisciplinares, poderão promover aproximações do entendimento quanto a essa complexidade”, argumenta a docente, mencionando que a interdisciplinaridade, na área de saúde, é um tema ainda pouco abordado. “Partindo-se do pressuposto de que a dificuldade da interdisciplinaridade pode estar relacionada com a formação recebida durante a graduação, o perfil do profissional começa a ser elaborado e determinado pelas práticas curriculares, principalmente pelo discurso do corpo docente, importante no processo de formação do futuro profissional”, acentua. O objetivo do Encontro Interdisciplinar é discutir casos clínicos referentes aos Transtornos Globais do Desenvolvimento (Autismo) com alunos e profissionais de Fonoaudiologia, Psicologia e Terapia Ocupacional, incluindo a abordagem de temas sobre procedimentos avaliativos e intervenções.