Graduandos do 3º período do curso de gastronomia da FIMCA (Faculdades Integradas Aparício Carvalho) realizaram o 1º Festival de Empadas, no saguão do auditório do campus universitário. É um evento que faz parte da disciplina de Eventos Gastronômicos, ministrada pela professora Gitana Araújo. Com um show de decoração, que transformou o saguão do auditório num ambiente aconchegante e bem ao estilo dos mais luxuosos restaurantes, o festival de empadas teve relato sobre a origem da empada e demonstração de como fazer uma empada.
Coube ao Dr. Aparício Carvalho, diretor geral da FIMCA, e ao jornalista João Ricardo, apresentador do Jornal Universitário da TV Porto Velho, da Faculdade FIMCA, a missão de (literalmente) colocar a mão na massa e demonstrar como se faz uma empada. Na produção das empadas, a equipe formada pelos graduandos Anderson Branco, Matheus Prestes, Ivonete Costa, Ana Gervásio e Daiana Paes agregou ingredientes regionais, dentre os quais cupuaçu e banana com canela (doces) e pirarucu, carne seca, frango ao molho branco, queijo e legumes (salgados).
A disciplina Eventos Gastronômicos prepara os graduandos para que possam atuar também no mercado de eventos. Como a gastronomia está inserida dentro de praticamente todos os segmentos do turismo, a professora Gitana Araújo destaca que os graduandos do curso de gastronomia da FIMCA precisam estar preparados para atuar também na área de eventos.
O festival de empadas também contou com palestra da nutricionista Alcione Altini, que destacou a importância da gastronomia também no ambiente hospitalar. “A comida não é apenas uma substância alimentar, mas um estilo de alimentar-se”, mencionou a nutricionista, observando que a presença do profissional em gastronomia tende a ser importante no processo de recuperação de pacientes. “A integração da nutrição com a gastronomia pode ser viabilizada em prol da recuperação de pacientes internados em hospitais”, assinalou.