O biólogo estuda todas as formas de vida, macroscópica ou microscópica. Ele pesquisa a origem, a evolução, a estrutura e o funcionamento dos organismos. Analisa as relações entre os diversos seres e entre eles e o meio ambiente. O vasto campo de estudos na graduação permite que, depois de formado, o profissional siga caminhos diversos, conforme seu interesse. Da pesquisa com células-tronco ao trabalho ambiental, a carreira do biólogo é abrangente e promissora, em razão, especialmente, da crescente preocupação, em nível mundial, com o meio ambiente. A atuação desse profissional é ainda fundamental na descoberta de aplicações de organismos na medicina, no desenvolvimento de medicamentos e na indústria, em áreas de fabricação de bebidas e de alimentos.
O campo de atuação do biólogo é amplo, o que aumenta as possibilidades de emprego. Na área ambiental, a preocupação com a sustentabilidade aquece o mercado, e o maior rigor na legislação ambiental aumenta a procura pelo profissional para a elaboração de relatórios de impacto ambiental. Outro mercado crescente é o da área de genética e biologia molecular. A enorme carência de professores de ciências nos ensinos médio e fundamental aquece o mercado para o licenciado. No Norte e Nordeste a demanda por professores é maior.
Na FIMCA (Faculdades Integradas Aparício Carvalho), o curso de Ciências Biológicas é um dos mais completos da Amazônia porque oferece teoria e prática, formando profissionais altamente capacitados para o mundo do trabalho. “Neste Dia do Biólogo queremos prestar homenagens aos profissionais biólogos, aos egressos do curso da FIMCA e aos nossos acadêmicos por terem escolhido essa profissão maravilhosa”, destaca o coordenador de Ciências Biológicas, professor Jaylson Monteiro, informando que a data será comemorado mais enfaticamente no mês de outubro com a realização do 1º Camping Fest Biologia.