logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

AGRONOMIA VIABILIZA IDA DE GRADUANDOS A SEMINÁRIO SOBRE SEGURANÇA NO USO DE PARAQUAT

31/08/2015 às 14h26min

O Curso de Agronomia da FIMCA (Faculdades Integradas Aparício Carvalho) viabilizou a ida de graduandos do 7º período ao seminário organizado pelas lojas agropecuárias Casa do Adubo e Casa do Sítio, ambas da capital, sobre segurança no uso de Paraquat, produto fitossanitário mundialmente comercializado para o manejo de plantas daninhas. O seminário foi realizado no auditório do Hotel Golden Plaza, e a palestra ministrada pelo Engenheiro Agrônomo Robson Greguer, da multinacional Syngenta.

Os graduandos estiveram acompanhados dos professores Anderson Puker e Ivan Palheta e da Coordenadora do Curso de Agronomia, Profa. Dra. Andréa Lacerda Bitencourt de Souza. Também estiveram presentes ao seminário agricultores, técnicos, representantes comerciais e pesquisadores da Embrapa-RO, todos imbuídos na obtenção de informações para o uso adequado do produto apresentado. No início de sua prelação, o Engenheiro Agrônomo Greguer apresentou inúmeros projetos socioambientais que Syngenta desenvolve em várias regiões do Brasil, como o PRÓS (Pró Segurança), Escola no Campo, Projetos Centro-Sul e Pequenas-Revendas, dentre outros.

Greguer explanou ainda sobre o herbicida atua na planta, dosagens e técnicas de aplicação, bem como sobre sua eficiência e funcionalidade em diversos sistemas de cultivo, destacando o sistema de plantio direto, e os cultivos mínimo e protegido. Ele destacou que não há registros de plantas invasoras resistentes ao Paraquat, porém ressaltou que a batata-doce apresenta tolerância.

Greguer apresentou ao público algumas informações sobre os efeitos do uso de Paraquat aos ecossistemas naturais e cultivados. Conforme informou, logo após ser aplicado, o produto que não penetrou o tecido foliar será rapidamente fotodecomposto. “No solo, o produto permanecerá biologicamente inativo, uma vez que uma parte será biodegradada pela ação de microrganismos decompositores, e a outra será adsorvida por partículas de argila”, disse.

O Engenheiro Agrônomo concluiu a palestra abordando algumas questões sobre os aspectos toxicológicos do produto e de segurança ao aplicador. Ele orientou sobre a importância do uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) para uma aplicação adequada e segura, bem como forneceu inúmeras informações sobre como lidar em casos de incidentes envolvendo o uso ou a manipulação de Paraquat.

A Profa. Dra. Andréa Lacerda Bitencourt de Souza agradeceu os proprietários da Casa do Sítio pelo convite feito aos futuros agrônomos para o treinamento sobre Segurança no uso de paraquat na agricultura. “O Curso de Agronomia da FIMCA se sentiu muito honrado por ter sido presenteado com este Evento”, complementou a coordenadora. 

Deixe o Seu Comentário

Publicações relacionadas