logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

SEMANA DE INTEGRAÇÃO E BEM-ESTAR TEM PALESTRAS NAS ÁREAS DE FISIOTERAPIA E ENFERMAGEM

15/07/2015 às 14h16min

A Semana de Integração e Bem-Estar, direcionada aos colaboradores da FIMCA (Faculdades Integradas Aparício Carvalho), prosseguiu na tarde desta quarta-feira com palestras destacando temas relacionados às áreas de fisioterapia e de enfermagem. Na primeira palestra, a professora Solange Alves, coordenadora do curso de enfermagem, fez abordagens preventivas e muito esclarecedoras sobre doenças sexualmente transmissíveis, alertando, principalmente, para as consequências decorrentes da falta de higiene do órgão sexual masculino (pênis), destacando que esse descaso tem levado muitos homens à amputação de seu pênis. “A falta de higiene, ou a higiene feita de forma inadequada, gera um problema muito sério que pode resultar na amputação do pênis”, alertou.

A enfermeira Solange Alves acrescentou que uma média de mil amputações é registrada anualmente no Brasil por conta do câncer de pênis. De acordo com a docente, o problema decorre das condições de vida, da falta de instrução, da higiene íntima inadequada e da falta de exames periódicos. Solange Alves observou que a iniciação sexual normalmente acontece sem que haja informação e conscientização sobre a higiene íntima. “É importante estar sempre muito atento quanto à higiene e aos sinais e sintomas e, se for o caso, procurar ajuda médica. As mulheres também devem ficar muito atentas e, se casadas, cobrar a higiene adequada de seus maridos”, alertou.

Na segunda palestra, o fisioterapeuta Charles dos Santos Silva  alertou sobre as consequências das Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (Dort), que comprometem o funcionamento do sistema que envolve os músculos e os ligamentos. “Como o funcionamento muscular depende do fluxo sanguíneo, se isso não acontecer de forma adequada, a irrigação é reduzida e o movimento dos músculos é enfraquecido”, informou o fisioterapeuta.

Charles dos Santos Silva disse que postura inadequada, força excessiva aplicada numa região do corpo, repetitividade, compressão de tecidos num ponto do corpo, vibração e baixa temperatura são fatores que comprometem diretamente o fluxo sanguíneo, causando as doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho. “Mas, existem outros fatores ambientais que também dificultam a irrigação sanguínea, principalmente os relacionados à postura inadequada. Por isso mesmo é preciso que se esteja sempre atento”, completou o docente. 

Deixe o Seu Comentário

Publicações relacionadas