Mais de 100 crianças e adolescentes da Escola Estadual Jânio da Silva Quadros, localizada no bairro Mariana, foram beneficiados com atividades desenvolvidas por graduandos do 3º período do curso de Terapia Ocupacional da FIMCA (Faculdades Integradas Aparício Carvalho) no Centro de Extensão Comunitário com sede no mesmo bairro. Graduandos do 1º período também participaram com ações logísticas, supervisionados pela professora Mariane Ribela.
Parte da Disciplina de Saúde Coletiva, ministrada pela professora Maria Edite Vieira Pereira, as atividades desenvolvidas pelos graduandos do 3º período foram direcionadas à prevenção contra as drogas. Utilizando-se de estratégias e de metodologias didático-pedagógicas, incluindo apresentação teatral, os graduandos mostraram aos alunos da Escola Jânio Quadros quão prejudiciais são as drogas para a saúde das pessoas.
A ação realizada no Centro de Extensão Universitária da FIMCA no bairro Mariana faz parte do trabalho de estratégia política atualizada do SUS (Sistema Único de Saúde) com foco na promoção e prevenção de doenças, conforme a professora Maria Edite. Ela fez questão de destacar o apoio da professora Marcilene Barros, orientadora educacional da Escola Jânio Quadros, que acompanhou os seus alunos durante toda a atividade. “Um trabalho gratificante que proporcionou aos graduandos do curso de Terapia Ocupacional uma visão acadêmica dentro da comunidade”, disse a docente Maria Edite, agradecendo o apoio da diretora acadêmica Nina Lee Magalhães e da professora Jabneela Vieira Pereira, coordenadora de estágio do curso de Terapia Ocupacional.