logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

O PAPEL DO MÉDICO VETERINÁRIO DO EXÉRCITO BRASILEIRO FRENTE A SITUAÇÕES DE DESASTRE É TEMA DE PALESTRA NA FIMCA

02/06/2015 às 08h26min

O Capitão Veterinário Vitor Luiz Farias de Abreu, Gestor Ambiental da 17ª Base Logística do Exército em Porto Velho, onde atua como Chefe do Laboratório de Inspeção de Alimentos e Bromatologia, ministrou palestra para graduandos do curso de Medicina Veterinária da FIMCA (Faculdades Integradas Aparício Carvalho), destacando o papel do médico veterinário do Exército brasileiro frente a situações de desastre o no controle de suprimentos para a segurança alimentar.

Especialista em Processamento e Controle de Qualidade em Carne, Leite, Ovos e Pescado pela Universidade Federal de Lavras/MG, em Ciências Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e MBA em Logística Empresarial pela Universidade Federal de Juiz de Fora/MG, o Capitão Vítor Abreu integrou a Missão de Paz do Brasil que atua no Haiti, prestando auxílio à população daquele país, afetado por um terremoto que matou milhares de pessoas.

De acordo com o Capitão, a atuação do médico veterinário em operação de paz no Haiti tem caráter multidisciplinar, tendo em vista que, além doa aspectos clínicos e epidemiológicos, ainda realiza trabalho de cunho social. “Integrar a missão representou um grande desafio porque tivemos que enfrentar o desconhecido, sem qualquer indicativo do que nos esperava”, mencionou. 

Em sua palestra, o Capitão Vítor Abreu mostrou aos graduandos presentes ao auditório do campus universitário a realidade em que se encontra o Haiti e sua população. Segundo ele, a saúde pública é um grande caos porque não existe saneamento básico e nenhum cuidado com a saúde das pessoas. “Trabalhamos no controle de vetores e na implantação de barreiras sanitárias, procurando contribuir para melhorar as condições de vida daquelas pessoas, principalmente porque a desorganização social no país é mais que evidente”, disse o médico veterinário. “O foco do nosso trabalho esteve direcionado à educação da população para que, através da sensibilização das pessoas, pudéssemos destacar a importância da saúde e da qualidade de vida”, complementou. 

Deixe o Seu Comentário

Publicações relacionadas