Com palestra sobre “O Papel do Farmacêutico na Saúde Pública do Estado de Rondônia”, ministrada por Anny Gracielly Gomes Martins Horeay, Diretora de Gestão e Assistência Farmacêutica da SESAU (Secretaria de Estado da Saúde), foi aberta agora a pouco, no auditório da FIMCA (Faculdades Integradas Aparício Carvalho), a 3ª Semana de Integração Farmacêutica promovida pelo curso de Farmácia da instituição.
Com o auditório e o hall completamente lotados por graduandos do curso de Farmácia, Anny Gracielly Horeay destacou os avanços registrados na gestão das farmácias hospitalares de Rondônia, através da implantação de uma política de saúde específica para o segmento farmacêutico. Segundo ela, o fornecimento de medicamentos no serviço público de saúde deve ser baseado na gestão ética e responsável. “Hoje existem farmacêuticos em todas as farmácias hospitalares do estado onde são aplicadas técnicas de gerenciamento específicas, que norteiam a aquisição programada de medicamentos, o armazenamento e distribuição aos pacientes”, disse a palestrante, acrescentando que no SUS deve haver orientação farmacêutica e educação em saúde, através de práticas integrativas complementares.
Anny Horeay recomendou aos graduandos do curso de Farmácia da FIMCA presentes ao auditório do campus universitário que o atendimento aos pacientes demonstra a qualidade do profissional. “Devemos atender os pacientes como se estivéssemos atendendo a nós mesmos, tendo em vista que quem faz a diferença na vida do profissional é o próprio profissional. Com em toda profissão, o farmacêutico precisa gostar do que faz, lembrando que a inserção no mercado de trabalho depende basicamente do profissional”, disse.
Antes da palestra, a Diretora Pedagógica da FIMCA, professora Nina Lee, destacou a importância das atividades que serão desenvolvidas ao longo da Semana de Integração Farmacêutica. “Aprendam, ensinem e compartilhem, utilizando-se de metodologia ativa e inovando sempre”, recomendou a diretora. Já a professora Izabella Cristina Alves, coordenadora do curso de Farmácia, alertou que o mercado busca profissionais diferenciados, informando que a 3ª SEIFAR é direcionado especialmente para que os graduandos sejam referências no mercado. Na abertura do evento, docentes e graduandos fizeram uma homenagem ao jornalista Sérgio Mello, ex-assessor de imprensa das Faculdades FIMCA e Metropolitana, que morreu na quarta-feira.