logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

TERAPEUTA OCUPACIONAL COM OPORTUNIDADES DE TRABALHO CADA VEZ MAIS ABRANGENTES E A FIMCA ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR

21/05/2015 às 18h31min

Faltam terapeutas ocupacionais em todas as regiões do país. Essa é uma boa notícia para quem pretende uma graduação na área porque significa boas oportunidades de trabalho. A expectativa de vida do brasileiro, que sobe rapidamente, também contribui para aquecer o mercado, no segmento de atendimento a idosos. Os serviços da rede pública lideram a procura por profissionais, e a rede particular vem logo a seguir. As áreas que oferecem mais chances são as de saúde mental, saúde na terceira idade e do trabalhador.

O campo de atuação abrange hospitais privados, ambulatórios, centros de reabilitação, instituições geriátricas (casas de repouso e asilos), centros de convivência, escolas e clínicas especializadas, centros de saúde, creches, institutos de pesquisa, instituições penais e organizações não governamentais (ONGs) que atuam na área de saúde.

O Sistema Único de Assistência Social (Suas), do Ministério do desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), é o órgão governamental que coordena os serviços socioassistenciais entre as três esferas do poder público – municipal, estadual e federal. E a Terapia Ocupacional está entre as atividades contempladas pelo sistema. Os profissionais se beneficiam, ainda, da resolução da Agência Nacional de Saúde (ANS), que estabelece em 12 o número de sessões de Terapia Ocupacional que os planos são obrigados a cobrir anualmente.

O terapeuta ocupacional estuda e emprega atividades de trabalho e lazer no tratamento de distúrbios físicos ou mentais e de desajustes emocionais e sociais. O profissional utiliza tecnologias e atividades diversas para promover a autonomia de indivíduos com dificuldade de integrar-se à vida social em razão de problemas físicos, mentais ou emocionais. Ele elabora planos de reabilitação e adaptação, buscando não apenas desenvolver no paciente autoconfiança, como também orientá-lo quanto aos seus direitos de cidadão.

O terapeuta ocupacional atende pessoas de todas as idades, de recém-nascidos e crianças a adultos e idosos, na promoção do bem-estar, prevenção e recuperação de disfunções. Também cria e faz a avaliação de atividades físicas, podendo prestar atendimento individual ou em grupo. Seus principais campos de trabalho incluem clínicas, asilos, casas de repouso, hospitais, instituições geriátricas, psiquiátricas e penais, centros de saúde, de convivência e de reabilitação, creches e empresas. Além disso, o profissional está habilitado a prestar atendimento aos pacientes em domicílio.

Em Porto Velho (RO), a FIMCA (Faculdades Integradas Aparício Carvalho) oferece o curso de graduação em Terapia Ocupacional, com duração de 4 anos, nos períodos diurno e noturno. O processo seletivo está com inscrições abertas. 

Deixe o Seu Comentário

Publicações relacionadas