Realizado no campus da FIMCA (Faculdades Integradas Aparício Carvalho), o curso de atendimento pré-hospitalar (APH) básico que ensina técnicas de resgate e salvamento, obteve sucesso, conforme o graduando Danilo Nunes. Um grupo de 40 graduandos do curso de medicina participou do curso, que envolveu parceria da FIMCA com a CTILSB, Centro de Treinamento Internacional, com atividades teóricas, práticas e simulado.
De acordo com Danilo Nunes, as atividades foram muito positivas e contribuíram para que os graduandos adquirissem aprendizado específico sobre técnicas de resgate e salvamento. Organizado por acadêmicos do 3º e 4º ano de medicina, o curso representou uma excelente oportunidade para aprender técnicas como imobilização de coluna cervical, escolha adequada do colar cervical, técnicas de rolamento, salvamento de vítimas de acidente automobilístico, técnicas de reanimação cardiopulmonar, técnicas de retirada de capacete, manobras de desengasgo, imobilização de fraturas, imobilização em pranchas rígidas e inúmeras outras práticas.
As aulas foram ministradas pelo Dr. Marcos Berti (cirurgião pediátrico, intensivista, chefe da UTI do Prontocor, Capitão do Grupo de Operações Aéreas de Rondônia, médico do Águia em São Paulo e com vasta experiência no SAMU), pelo Dr. Ítalo Afonso (médico do SAMU de Ariquemes), e pelos enfermeiros Marconi Santana (enfermeiro intensivista e coordenador do SAMU de Buritis) e Gregório Cardoso (diretor do SAMU de Cujubim e Buritis).
Danilo Nunes informou que para o mês de setembro está previsto o curso Basic Life Support (BLS), numa iniciativa do curso de medicina da FIMCA, dando continuidade ao aprendizado sobre técnicas de resgate e salvamento. Quem desejar saber mais sobre esse novo curso pode ligar para Danilo Nunes (69) 9263-8723.