logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

DOAÇÃO DE SANGUE E MEDULA ÓSSEA É TEMA DE PALESTRA NO AUDITÓRIO DA FIMCA

11/03/2015 às 08h01min

A Dra. Geórgia Daniela Marcusso Marques, especialista na área de Imunologia do Transplante pela Universidade Federal de São Paulo, ministrou palestra no auditório da FIMCA (Faculdades Integradas Aparício Carvalho) destacando a importância da doação de sangue e de medula óssea. Ela esclareceu quanto aos procedimentos, orientando sobre a necessidade da doação de sangue e de medula óssea para que outras pessoas possam continuar vivendo e acentuando que o cadastramento representa o comprometimento das pessoas que assim decidem fazer porque está em jogo a vida de outras pessoas que dependem da doação, independente da região onde se encontrem.

De acordo com a Dra. Geórgia Marcusso Marques, diretora técnica do Laboratório de Histocompatibilidade e Imunogenética NATIVIDA, em todo o Brasil a lista de pessoas que aguardam por doadores compatíveis é muito grande, enquanto a disponibilidade de doadores ainda é pequena diante da grande demanda existente. Segundo ela, o trabalho de sensibilização tem sido constante e resultado no aumento do número de pessoas que se manifestam favoráveis à doação, apesar de ainda ser insuficiente para atender ao número de pacientes que dependem da doação de órgãos para sobreviver. “É importante destacar que não é apenas o paciente que sofre com a espera de doadores, mas toda a família”, disse a especialista.

Para piorar a situação das pessoas que esperam por doadores, a Dra. Geórgia Marcusso informou que 50% das famílias se recusam a doar os órgãos de parentes que morrem e que também isso carece de um trabalho de sensibilização ainda mais amplo. “Enquanto alguns órgãos somente podem ser doados depois da morte, o sangue e a medula óssea podem ser doados em vida. Por isso é importante o cadastramento de todos que realmente estejam interessados em salvar a vida de outras pessoas. Ser doador de sangue e de medula óssea é uma manifestação de amor ao próximo”, acrescentou. A palestra da Dra. Geórgia Marcusso é resultado de parceria da IFMSA (International Federation of Medical Students Associations of Brazil) com o curso de Medicina da FIMCA (Faculdades Integradas Aparício Carvalho).   

Deixe o Seu Comentário

Publicações relacionadas