Graduandos do 7º e 8º períodos do curso de enfermagem da FIMCA (Faculdades Integradas Aparício Carvalho) ministram palestras preventivas, destacando os temas “Gravidez na Adolescência”, Doenças Sexualmente Transmissíveis” e “Efeitos das Drogas no Organismo Humano”, para alunos do ensino médio das Escolas Eduardo Lima e Silva, José Otino de Freitas, Ulisses Guimarães, Capitão Cláudio e 4 de Janeiro. As atividades são supervisionadas pelo professor Luiz Carlos Barbosa Rodrigues e fazem parte de ação integrada do curso de enfermagem da FIMCA direcionada à assistência à comunidade.
De acordo com o professor Luiz Carlos Barbosa Rodrigues, são ações estratégicas voltadas para a prevenção, alertando os alunos das escolas beneficiadas sobre questões envolvendo a gravidez na adolescência, doenças sexualmente transmissíveis e danos causados à saúde pelo consumo de drogas. As palestras enfatizam a necessidade do entender a importância da educação em saúde as ações assistenciais preventivas para a promoção e manutenção do ser saudável da população. “Neste contexto, as atividades de extensão na comunidade se transformam numa ferramenta imprescindível para o desenvolvimento das habilidades e construção de competências dos graduandos do curso de enfermagem da FIMCA”, mencionou o docente.
O Ciclo de Palestras beneficia mais de 1500 alunos do ensino médio das Escolas Eduardo Lima e Silva, José Otino de Freitas, Ulisses Guimarães, Capitão Cláudio e 4 de Janeiro e, segundo a coordenadora do curso de enfermagem da FIMCA, professora Solange Alves da Silva, se constitui numa ferramenta importante para a integração dos graduandos com a comunidade, contribuindo para alertar e orientar os alunos do ensino médio sobre os riscos e as consequências das drogas e de relações sexuais inseguras, além dos cuidados que se deve ter para evitar a gravidez na adolescência. As palestras serão concluídas nesta sexta-feira, dia 27, na Escola 4 de Janeiro.