No último sábado, 16/08/14, os acadêmicos do Curso de Ciências Biológicas, juntamente com professores e a coordenação do curso, em suas atribuições relacionadas ao meio ambiente, fizeram visita técnica às áreas diretamente afetadas pelas cheias do Rio Madeira no município de Porto Velho-RO. As visitas técnicas fazem parte do conteúdo programático das disciplinas ministradas pelos Professores: Elessandro Milan e Denny Vitor Barbosa Ramos e envolvem o conhecimento adquirido em sala de aula que abrange: estudos de impactos ambientais, educação ambiental, legislação ambiental e educação ambiental.
Da direita para a esquerda: Ricardo, Miriam, Antônio, Neila, Zelmon, Daiane, Iacy, Nilva, Elaine, Celina, Caroline, Itacyara, Chirlaine e Leiliane.
Durante o trajeto que se iniciou na Estrada de Ferro Madeira Mamoré, foi possível visualizar os impactos produzidos com as cheias recentes, sendo um ponto turístico e histórico do Município de Porto Velho, que faz parte da criação do estado de Rondônia, é de suma importância a atuação dos futuros profissionais biólogos na criação de projetos, buscando minimizar os impactos gerados por quaisquer motivos, sejam eles de causas naturais ou devido a ação do homem. O patrimônio histórico e cultural do Estado depende do conhecimento dos professores e profissionais como: Denny Vitor e Elessandro Milan, dentre tantos outros, para a formação dos acadêmicos de modo que estes possam atuar na conscientização socioambiental da população para minimizar futuras reincidências, como: a deposição e destinação adequada do lixo.
As cheias trouxeram consigo uma quantidade expressiva de sedimentos e estes sedimentos quando associados aos esgotos produzidos pela população, inviabilizam a ocupação das áreas afetadas até que, análises possam ser feitas para que se estabeleça, novamente, o contato e retorno a estas áreas.
Em alguns lugares os sedimentos podem ultrapassar 1,5 metros de altura, como visto acima na imagem do vagão da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.
Todas as informações fornecidas pelos professores foram anotadas pelos acadêmicos, de modo que estes possam associar os conteúdos teóricos ao conhecimento adquirido no campo de trabalho prático. Com isso, produzirem trabalhos, relatórios e atividades científicas que colaborem não somente com sua formação pessoal mais com a qualidade de vida que os biólogos podem propor para a sociedade.
Como dito, anteriormente, o depósito de lixo de forma inadequada, causa transtornos potencializando a ação destruidora das cheias do Rio Madeira, isto pode ser verificado no bairro Triângulo onde os canais que desaguam no Madeira trazem consigo esgotos, encontram-se em parte obstruídos pelo acúmulo não somente de sedimentos trazidos pelo rio, bem como pelo lixo acumulado na entrada de suas tubulações.
As Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA, ao fornecer qualidade de ensino, juntamente com a coordenação do curso de Ciências Biológicas, parabenizam a iniciativa dos professores Denny e Elessandro e deseja que nossos acadêmicos aproveitem estes ensinamentos por toda vida, e que sejam profissionais empenhados em colaborar para a minimização dos impactos ambientais, propiciando ao nosso planeta e a todos os seres que nele vivem, uma vida saudável e de qualidade.
Fotos: Professor Jaylson Monteiro