As Faculdades Integradas Aparício Carvalho – Fimca, e o CEP – Comitê de Ética em Pesquisa, como forma de esclarecimentos, comunicam o desempenho do CEP em relação ao semestre 2014/1.
O Comitê de Ética em Pesquisas é o órgão que tem por objetivo proteger o bem-estar dos indivíduos pesquisados. Sua formação é interdisciplinar, ou seja, é constituído por profissionais de várias áreas do conhecimento e de ambos os sexos, além de pelo menos um representante da comunidade. Esta proteção se dá quando o ser estudado são pessoas, ou parte destas onde, são utilizados dados ou observação do indivíduo.
O Comitê de Ética em Pesquisa tem a função de avaliar os projetos de pesquisa que envolva a participação de seres humanos, seja de forma individual ou coletiva desde que, o seu objetivo seja o estudo de seres humanos em sua totalidade, partes dele direta ou indiretamente, incluindo o manejo de seus dados, informações ou materiais biológicos – Resolução 466/12.
Toda a parte ética, avaliação e acompanhamento das pesquisas, em que o ser humano seja objeto de pesquisa, o CEP é responsável pela preservação ética e humanística, este papel está descrito e estabelecido nas diretrizes éticas internacionais, através da Declaração de Helsinque e dos Direitos Humanos.
Além do desempenho ético, o CEP tem por missão salvaguardar os direitos e a dignidade dos sujeitos da pesquisa, contribuindo desta forma pela qualidade das mesmas, bem como a discussão do papel da pesquisa nos desenvolvimentos Institucional e social da comunidade.
Desta forma as Faculdades Integradas Aparício Carvalho – Fimca e o CEP encerram o semestre 2014/1 com 139 (cento e trinta e nove) Projetos analisados. Os Projetos de Pesquisa são encaminhados, pelos pesquisadores, através de postagem realizada via Plataforma Brasil.
Fotos: Internet