As Faculdades Integradas Aparício Carvalho – Fimca como forma de auxiliar seus acadêmicos, mostra como as empresas estão realizando o processo seletivo para as vagas de treinee.
A cada ano são, em média, formados no Brasil, 114 mil administradores, 13 mil médicos, 12 mil cirurgiões dentistas e assim sucessivamente. O que fazer com tantos concorrentes em busca de uma vaga no mercado de trabalho?
Para os recém-formados que, ainda, não estão empregados ou posicionados no mercado de trabalho, a expectativa é grande em relação a um bom emprego. A dificuldade do primeiro ano após a conclusão é para todos, o que faz a diferença é a gestão realizada, durante o curso, da sua futura carreira.
Quando se fala em um bom emprego, a maioria pensa em um bom salário. Aí se deparam com a temida falta de experiência, e se perguntam “mas como, acabei de sair da faculdade?” Os doze meses após a conclusão do curso superior são os mais críticos, pois, o profissional tem conhecimento teórico, se questiona entre incertezas e insegurança, tudo por não ter experiência profissional. O mercado de trabalho está a cada dia mais exigente, a competitividade é crescente e a lacuna existente, a nível profissional vai ficando maior, o que causa exigência e procura por profissionais qualificados.
Desta forma surgem os Programas de Trinee que, além de concorridos estão sendo, cada vez mais, aperfeiçoados o que os torna um desafio aos participantes.
Um estudo recente, realizado entre os meses de novembro de 2013 e fevereiro de 2014, no qual 1.060 candidatos foram avaliados e, destes 813 chegaram ao final do processo, foram detectadas algumas características entre os que se destacaram.
Dentre as características dos classificados no Programa, está o conhecimento de outro idioma, onde 98% dos finalistas apresentaram fluência em inglês. Portanto, dedique-se a estudar outro idioma. Seja proativo com sua carreira, não espere acontecer, faça acontecer.
Procure estagiar, sendo ou não remunerado, aqui o que importa é a experiência na área de atuação, com esta atitude você está entre os 61% que obtiveram sucesso e foram aprovados em Programas de Treinee.
Outro ponto averiguado quando da seleção é o engajamento do aluno enquanto esteve na faculdade. A chance é de 37% de ser aprovado se você participou de iniciação científica, núcleos da Instituição como clínicas, programas de voluntariado, etc.
Quando for participar do processo seletivo, seja ele para treinee ou não, busque conhecer um pouco mais sobre a cultura organizacional da empresa, costumes, história de vida da empresa.
As férias de junho já são um bom começo para o início de sua busca por um lugar no mercado de trabalho, esteja aberto para novos conhecimentos.
Boa sorte.
Fotos: Internet