As Faculdades Integradas Aparício Carvalho – Fimca e Faculdade Metropolitana, neste dia 30 de abril; dia alusivo ao Dia Internacional da Consciência sobre o Ruído alertam a população para os perigos que rondam o dia-a-dia de todos e que muitas vezes não são percebidos.
Em 2014 a campanha do INAD é: “O Mundo na Torcida por Menos Ruído” em referência ao ano de realização da Copa do Mundo de Futebol 2014, em que o Brasil é o país sede.
Uma das formas de poluição que mais afeta o planeta e que ocupa o 3º lugar no ranking mundial é a poluição sonora. Por sua repercussão na saúde e no meio ambiente é considerada um problema de saúde pública mundial. Os problemas de saúde são os mais variados e incidem no declínio da qualidade de vida, ocasionando consequências como: irritabilidade, neurose e a perda gradativa da audição.
Os fatores responsáveis pela poluição sonora são inúmeros e, destacamos alguns: barulhos emitidos por veículos automotores (caminhões, ônibus, carros e motocicletas), propagandas sonoras na frente das lojas, obras e os ruídos característicos do dia-a-dia (ar condicionado, telefone…) o problema se agrava com o conjunto de todos os fatores associados; o efeito negativo para a saúde será considerado levando-se em conta o nível e o tempo de exposição a esses ruídos.