logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

Acadêmicos de Odontologia participam de I Simpósio de Políticas Públicas

22/05/2013 às 17h57min

Acadêmicos do 5º e 7º período do curso de Odontologia da FIMCA, Faculdades Integradas Aparício Carvalho, participaram do I Simpósio de Políticas Públicas para Odontologia, na última sexta-feira, 17 de maio, no auditório da Uniron, unidade do Porto Velho Shopping.

O evento foi realizado pelo Conselho Regional de Odontologia de Rondônia, CRO-RO, com o apoio do Conselho Federal de Odontologia, CFO. Contou com a presença de palestrantes ilustres como, Gilberto Pucca, coordenador-geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, o presidente do CFO, Zacaria Yahya Mohamad Omar, da diretoria do CRO do Mato Grosso do Sul, Moacir Paludetto Júnior, membro do grupo gestor do Conselho Nacional de Saúde Bucal e do CRO do Paraná, Ailton Morrilhas, diretor-geral do Hospital Regional de Cacoal e membro titular da Comissão Internacional de Saúde Bucal do Conselho Nacional de Saúde, Marco Aurélio Blaz Vasques, presidente do CRO de Rondônia, Hailton dos Santos, além de vários presidentes de conselhos de outros estados.

O Simpósio foi voltado para dentistas e gestores do serviço público, onde os palestrantes estiveram focados na organização da atenção à saúde bucal no âmbito do Sistema Único de Saúde. Além de incentivar os gestores municipais na busca de convênios com o Ministério da Saúde com vistas às políticas públicas previstas no programa do governo federal Brasil Sorridente. Esse programa tem como principais linhas de ação a de viabilizar a adição de flúor a estações de tratamento de águas de abastecimento público e reorganizar a Atenção Básica e a Atenção Especializada, ou seja, a implantação de Centros de Especialidades Odontológicas e laboratórios regionais de próteses dentárias.

Segundo a coordenadora do curso de Odontologia, Profª. Drª Karina Gerhardt Silva Bianco, “participar de eventos como esse aproxima os acadêmicos da realidade profissional em que irão atuar, esse Simpósio foi voltado para mostrar o que vivenciamos, as dificuldades e possíveis soluções para os problemas enfrentados em relação à saúde pública odontológica”. Ainda segundo a coordenadora “foi mostrado que o cenário da saúde bucal no país melhorou bastante nos últimos 10 anos, porém Rondônia ainda apresenta alguns déficits. Mas com certeza esses nossos futuros profissionais irão ajudar a modificar essa realidade e colocar Rondônia no mesmo patamar que outros estados, que são referências em serviços públicos voltados para a saúde bucal”, finalizou.

Deixe o Seu Comentário

Publicações relacionadas