Acadêmicos dos cursos de Letras e Pedagogia, da Faculdade Metropolitana, participaram na noite de sexta, 26 de abril, do I Colóquio de Linguagem e Trabalho Docente, organizado pelo curso de letras e onde teve como convidada palestrante a Doutora em Línguistica e Lingua Portuguesa, na área de concentração e análise do discurso, Professora Nair Gurgel.
A coordenadora do curso de Letras, Professora Anelisa Veloso explicou o objetivo do evento “é extremamente necessário colocar o aluno em contato com outros saberes, com profissionais que tenham outras experiências, como a nossa palestrante que é uma pesquisadora com livros publicados, para incentivar os nossos acadêmicos a terem um conhecimento mais amplo sobre o trabalho do docente, que é o tema do nosso Colóquio”.
Com o auditório cheio, o professor do curso de Letras, Ruymar Pereira cumprimentou a todos os presentes e convidou a Professora Nina Lee Magalhães para dar as boas-vindas “Alguns dizem que a treva é a ausência da luz, o público de hoje é formado por acadêmicos dos cursos de letras e pedagogia, que são responsáveis por essa luz na vida de tantas pessoas que vivem nas trevas. É importante que as pessoas que trabalham nessas áreas, aprendam a ocupar os primeiros lugares, porque vocês serão responsáveis para que as pessoas aprendam a se posicionar nos primeiros lugares”. Lembrou também da relevância de sempre trazer pessoas de fora para agregar conhecimento aos acadêmicos da instituição “é muito importante para as Faculdades Integradas Aparício Carvalho, hoje aqui com a Faculdade Metropolitana, trazer vocês até o auditório para ter nova luz. Apesar da luz que já temos aqui, com os professores da casa que iluminam o caminhar de vocês, é importante que nós tenhamos outras luzes, para que possamos ver sob outro prisma”.
Em seguida, foi a vez da professora e doutora Nair Gurgel iniciar sua palestra sobre Linguagem e Prática Docente. Ela salientou a importância das mudanças na linguagem “é uma contribuição da Ciência Linguística para a sociedade de um modo geral. Geralmente os resultados das pesquisas, ficam guardadas em laboratórios e gabinetes, e esses são resultados que já podemos ver na prática, o reflexo já está contido nos parâmetros curriculares, embora ainda falta chegar um pouco nas salas de aula. Também falou do quanto é necessário os professores se atualizarem “os educadores precisam conhecer essas mudanças, que são as contribuições da linguística, que é a valorização da variação da linguagem, o foco não é centrado só na gramática normativa, mas no que é necessário para o português padrão. Então é de suma importância que isso já seja passado nos cursos de formação, como nesse caso, para o curso de letras e pedagogia, eles precisam saber dessas mudanças, do que é relevante ensinar, e não perder tempo com o que não é necessário”, concluiu a palestrante.