A FIMCA, Faculdades Integradas Aparício Carvalho, e a Faculdade Metropolitana já aderiram ao Programa Ciência sem Fronteiras e convoca os acadêmicos interessados em participar desse projeto para ficarem atentos aos prazos de inscrição.
O Programa Ciência sem Fronteiras busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.
O projeto prevê a utilização de até 101 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Segundo o diretor geral da FIMCA, Dr. Aparício Carvalho “a participação da FIMCA e Faculdade Metropolitana no Programa Ciência sem Fronteiras só vem reafirmar o nosso comprometimento em oferecer as melhores condições e oportunidades para o acadêmico se qualificar como um profissional completo, com técnicas teóricas e experiências práticas”.
O primeiro semestre de 2013 será coordenado pela professora Elizangélica Fernandes que esclarece “é indispensável que o candidato faça a leitura detida e atenta da chamada do país para o qual pretende se candidatar, visto que cada país apresenta regras distintas. É importante também ficar atento aos critérios exigidos para a candidatura, pois só poderão ser homologadas aquelas que atenderem ao estabelecido nos editais, principalmente o que diz respeito ao critério de excelência acadêmica”.
Já estão abertas as inscrições para graduação sanduíche para as chamadas da Bélgica e Finlândia, que se encerra no dia 05 de abril, e também as chamadas da Áustria, China e Irlanda que finaliza no dia 06 de abril. As instruções podem ser acessadas no site do Programa através do link http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/instrucoes. A graduação sanduíche é uma modalidade de ensino superior na qual o acadêmico realiza parte dos seus estudos em uma instituição estrangeira.
Para maiores informações, dúvidas ou esclarecimentos, os alunos deverão enviar e-mail para csf@fimca.com.br ou csf@metropolitana-ro.com.br, ou ainda acessar o site do Programa Ciência sem fronteiras http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/home.