logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

Visita Técnica à Junta Comercial

27/05/2011 às 11h21min

Acadêmicos do quinto e do sétimo períodos do Curso de Contabilidade da FIMCA, Faculdades Integradas Aparício Carvalho, fizeram uma visita técnica à Junta Comercial do Estado de Rondônia (JUCER/RO), como parte das atividades interdisciplinares do curso, com o objetivo de verificar as atividades ali desenvolvidas e relacionar as observações com os assuntos debatidos em sala de aula.

A visita foi realizada na manhã do dia 20/05, sexta-feira, com a presença da coordenadora do curso, professora Maria Eline Santana Brasil. Os visitantes foram recepcionados pelo presidente da JUCER/RO, Gilvan Ramos de Almeida, que deu início à programação da visita técnica com uma palestra de abertura sobre o tema: Avaliação do Cumprimento das Metas Fiscais – 1º Quadrimestre 2011.
 
Em seguida a turma ouviu uma exposição institucional, proferida pela secretária geral, Adriana Pires de Souza, que falou sobre “O papel da Junta Comercial”, detalhando a história da Junta Comercial e sua missão de registrar, armazenar e fornecer informações de atos mercantis e atividades afins, com qualidade, rapidez e segurança, promovendo a satisfação do cliente e contribuindo para o desenvolvimento do Estado de Rondônia. Abordou a questão da composição de seus membros, sua estrutura administrativa, os Escritórios Regionais e REDESIM/RO, explicando que a plenária reúne-se, ordinariamente, duas vezes ao mês e a turma de vogais reúnem-se de 2ª a 6ª feira.
 
A palestra técnica ficou a cargo da titular da Chefia da Assessoria Técnica, Joyce Anne. O tema abordado foi “Constituição: Sociedade Limitada e Empresário (empresa individual), mencionando as diversas etapas do processo de registro e os documentos necessários e taxas a serem recolhidas para a abertura de firmas.
 
Depois dos debates para o esclarecimento das diversas dúvidas levantadas pelos acadêmicos, o professor do curso e contador da Junta Comercial, Raimundo Marinho, fez uma avaliação positiva da visita, esclarecendo que “tivemos a oportunidade de apresentar aos nossos acadêmicos como funcionam, na prática, os procedimentos de abertura, alteração e fechamento de empresa. Dessa forma, há um complemento de teoria e prática, tendo em vista que os conhecimentos teóricos lhe são franqueados em sala de aula. Entendemos que a presença dos acadêmicos no ambiente em que “acontecem” todos os procedimentos relativos às empresas mercantis, favorece de forma grandiosa o aprendizado”, completou.
 
O programa foi encerrado com um tour pelas instalações do órgão, conhecendo a estrutura e o pessoal que compõem os diversos departamentos da JUCER (Assessoria Técnica, CNPJ, Inscrição Estadual, Arquivo e Digitalização).
 
Para a coordenadora do curso, professora Maria Eline Santana Brasil, esse modelo de visita técnica contribui significativamente para a aprendizagem, pois é um recurso pedagógico que proporciona o contato do aluno com a prática administrativa, tornando concreta a teoria apresentada em sala de aula. “Temos orgulho em acompanhar o crescimento acadêmico de cada um e nos honrarmos de poder contribuir com seu sucesso”. Ela agradeceu a recepção que tiveram na JUCER/RO, em nome do Dr. Aparício Carvalho e Dra. Maria Silvia, diretores da FIMCA.

Deixe o Seu Comentário

Publicações relacionadas