logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

2ª Jornada de Ciências Biológicas promove palestra sobre Epidemiologia da Dengue

27/11/2006 às 13h39min

?Epidemiologia da Dengue? foi o tema abordado pelo especialista e representante do Conselho Regional de Biologia (Região 6) Valduíno José Martins na palestra que ministrou quinta-feira, 23, a partir das 19h00, como parte da programação da 2ª Jornada de Ciências Biológicas nas dependências das Faculdades Integradas Aparício Carvalho ? FIMCA.


 


Valduíno Martins abordou em sua palestra aspectos da doença, apanhados sobre números de casos e principalmente enfatizou que o controle da doença depende da contribuição da comunidade cuidando da limpeza de suas casas, manter fechadas as caixas d?água, esvaziando pneus cheio de água no fundo do quintal, para que assim não contraiam a doença.


 


?Desde 1986, quando aconteceu uma epidemia de Dengue no Rio de Janeiro, eu era estudante e trabalhei na Favela da Maré, de lá para cá tem sido sempre a mesma história, o governo faz campanha de conscientização com agentes de saúde nas ruas indo de casa em casa, todos os dias, mas infelizmente a população ainda não aprendeu que precisa colaborar que a doença seja controlada, principalmente no combate aos vetores, ou seja o mosquito transmissor?.


 


Valduíno foi enfático ao afirmar que a maior prevenção é a limpeza da casa. ?Se não houver a colaboração das pessoas, não vamos resolver este problema de forma eficiente?, ele declarou ainda que ?se como eu disse, aquele pneu cheio de água jogado no fundo do seu quintal ou do seu vizinho é onde está o foco, o mosquito, ele é o problema, e para que aconteça a transmissão de qualquer doença, seja Dengue ou Malária, é através de vetores precisam de três fatores ? o mosquito, o homem sadio e o homem doente, não existindo um desses, certamente não existirá a doença e para isso precisamos eliminar o mosquito, o que é muito fácil de fazer, no entanto, repito, a população não colabora?, finalizou.


 


O convite para que Valduíno Martins participasse do evento partiu do coordenador do Curso de Ciências Biológicas da FIMCA, professor e biólogo Antonio Hernandes pela importância da divulgação, dos procedimentos e características de epidemia da Dengue na região, ?visto a chegada da estação chuvosa, quando a incidência da doença aumenta?.


 


Antonio Hernandes lembra ainda que ?a luta contra a epidemia deve ser constante e que ações de divulgação como esta que a FIMCA está promovendo, reforçam a necessidade da prevenção?. 


 


Simultaneamente a 2ª Jornada de Ciências Biológicas aconteceram ainda o 4º Congresso de Odontologia de Rondônia, 4º Encontro Internacional de Odontologia da Amazônia Legal, 6ª Jornada de Odontologia da FIMCA, 2ª Jornada de Farmácia, 1ª Jornada de Biomedicina e a 1ª de Enfermagem e ainda a 2ª ExpoFIMCA (Feira de Negócios).

Fonte: Assessoria de Imprensa FIMCA

Deixe o Seu Comentário

Publicações relacionadas