Atualmente a obesidade e sobrepeso afetam 39% das crianças brasileiras, 1000% a mais que há quarenta anos, dados estes relacionados ao Estudo Internacional de Obesidade Infantil, desenvolvido em vários países, pelo pesquisador e médico brasileiro Victor Rodriguez Matsudo; e as Faculdades Integradas Aparício Carvalho – Fimca, neste Dia Mundial da Alimentação, alerta para os hábitos desenvolvidos ao longo dos anos em decorrência da vida agitada e, como consequência as famílias já não fazem refeições saudáveis.
A alimentação é um dos fatores responsáveis pela prevenção ou causa de muitas doenças. É notório que todos gostam de comer doces, frituras e alimentos mais calóricos, mas, não se pode esquecer que os alimentos naturais e saudáveis devem fazer parte do cardápio diário.
É essencial que se consuma frutas, legumes, verduras e cereais integrais; outra dica muito importante é sempre priorizar os alimentos da estação, pois, a qualidade é bem melhor, os nutrientes são em maior quantidade e o uso de agrotóxico é inferior ao usado em alimentos comprados fora da época.
A FAO realiza anualmente o Dia Mundial da Alimentação em 16 de outubro. Trata-se do dia em que a organização foi fundada, em 1945. Entre os objetivos dessa ação, está o incentivo a uma maior atenção à produção agrícola em todos os países, estimular a cooperação econômica e técnica entre países em desenvolvimento, além de promover o sentimento de solidariedade nacional e internacional na luta conta a fome, a desnutrição e a pobreza.
Fonte: Internet
Fotos: Internet